Exposição The Art of the Brick ® chega a Brasília

Depois do enorme sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, exposição chega à Capital Federal no dia 29 de março

The Art of the Brick ® | Fotos: divlugação - brickartist.com
The Art of the Brick ® | Fotos: divlugação - brickartist.com

The Art of the Brick ® é uma exposição única no mundo, com oitenta e três esculturas impressionantes em um novo gênero: obras de arte excepcionais, em ambientes simplesmente de tirar o fôlego, criadas com mais de um milhão de blocos LEGO ®.

Sejam reais ou imaginários, os personagens e objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras. Esta exposição itinerante é uma das mais extraordinárias e inovadoras das últimas décadas, impactando pessoas de todas as idades.

Depois de ser vista por mais de 180 mil pessoas somente em São Paulo, na OCA – Museu da Cidade de São Paulo, e 130 mil pessoas no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional, a mostra chega agora a Brasília, onde será vista no Shopping Iguatemi, a partir de 23 de março até 14 de maio.

The Art of the Brick ® também conta com um aplicativo sobre a exposição. Nele, você encontra o aplicativo da exibição com inúmeras informações sobre as obras de Nathan Sawaya, além de ser possível interagir com a exposição. O App já está disponível para sistemas Android e IOS, da Apple.

Os objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras
Os objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras

A exposição
The Art of the Brick ® foi lançada em abril de 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça, Espanha e Rússia visitada por mais de dez milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo com adjetivos como “notável” e “contagiante”. “Não perca”, sentenciou o New York Post em sua resenha, por ocasião do lançamento da exposição em Nova York.

Criada pelo artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, celebrada pela CNN norte-americana como “obrigatória” (“One Of The Top 10 Must See Global Exhibitions”), a exposição chega agora à Brasília em uma realização da Ring Produções Culturais.

Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, The Art of the Brick ® apresenta reconstruções de obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch – em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão – e “O Beijo”, de Gustav Klimt.

Em outras áreas da exposição, o visitante encontra-se cara a cara com um Buda ou esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos. Outros trabalhos são novas criações da imaginação do artista, como uma nadadora azul ou um homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos LEGO ®, além de figuras humanas e outras esculturas surpreendentes.

Pela primeira vez na América Latina, a exposição apresenta mais de 80 obras que reúnem ao todo mais de um milhão de pequenas e coloridas peças do brinquedo, em criações inspiradas e surpreendentes. Nunca antes vistas dessa forma, as pequeninas peças coloridas se convertem em obras de arte através da devoção de Sawaya à escala e à cor.

Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos será montada, onde crianças grandes e pequenas poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.

“Eu uso esses brinquedos como meio, porque gosto de ver a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. Todo mundo pode relacionar-se com isso, uma vez que é um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental. Também me seduz o aspecto clean desse material, os ângulos retos, as linhas distintas. Como tantas outras coisas na vida, é uma questão de perspectiva. De perto, a forma do bloco é distinta. Mas, de longe, esses ângulos retos e linhas fixas podem mudar para curvas”, explica Sawaya.

Nathan Sawaya: tijolinhos de brinquedo como forma de arte
Nathan Sawaya: tijolinhos de brinquedo como forma de arte

Nathan Sawaya
Natural da cidade norte-americana de Colville, no estado de Washington, Nathan Sawaya hoje é um artista premiado, que divide seu tempo entre os estúdios que possui nas cidades de Nova York e Los Angeles. Formado em Direito, tendo atuado como advogado corporativo, ele descobriu os tijolinhos de brinquedo como forma de arte em 2002, desenvolvendo desde então um trabalho divertido, mas extremamente meticuloso, uma arte que joga com material, cor, movimento, luz e perspectiva. Recebeu inúmeros prêmios e honrarias, que reconhecem seu trabalho como uma nova dimensão da Pop Art e do Surrealismo, como o Unique Awards em 2011, que reconhece artistas únicos com um trabalho não tradicional.

Incluído em uma lista da Forbes, Sawaya começou a trabalhar com as peças de brinquedo para aliviar o stress de ser advogado corporativo em Manhattan. Construiu esculturas de todos os tipos, incluindo um autorretrato, e viu sua popularidade crescer rapidamente. Desde então, tem sido destaque em alguns dos principais talk shows e programas de notícias nos Estados Unidos, incluindo o The Today Show, o Late Night with David Letterman, o The Colbert Report e o CBS Sunday Morning.

Sawaya já expôs nas principais galerias do mundo, incluindo a Time Warner Centre em Nova York, o ArtandCulture Centre em Hollywood e a Spot Gallery em Paris. Sawaya é tão apaixonado por sua arte que tem uma tatuagem do brinquedo em seu pulso esquerdo. O artista lançou ainda dois livros best-sellers e é constantemente convidado para palestras, além de ser um dos nomes mais pesquisados no Google Zeitgeists.

Informações:
brickartist.com
expo-theartofthebrick.com.br
facebook.com/theartofthebrickbrasil

The Secret Society 300

Últimas notícias

Leia também

Comentários

comentários