As comemorações do “World Dracula Day” nos 120 anos de Drácula

Data mundial assombra e fascina os fãs do célebre conde transilvânico e incentiva ações de doação de sangue

World Dracula Day | Imagem: worlddraculaday.com

Drácula celebra 120 anos! Lá de 1897 até os dias de hoje muita coisa aconteceu. Neste mês de maio, dia 26, aconteceu o World Dracula Day, campanha mundial que homenageia o célebre romance do escritor irlandês Bram Stoker e a ramificação da sua obra em diversos cenários transmidiáticos. Desde 2014 sempre tem comemoração por aqui, saiba mais e assista ao vídeo da primeira celebração e, também, as palestras sobre vampiros.

Drácula é um dos principais (e imbatíveis) personagens da cultura pop ocidental, mais conhecido até mesmo do que Jesus Cristo, segundo o site do IMDB e o autor Arturo Branco, do livro “Origens de Drácula”, entrevistado no Vox Vampyrica. Também não deixe de ler um artigo sobre Drácula nas palavras do mestre maçom e editor Wagner Veneziani, pois será útil no próximo artigo sobre o Drácula histórico que publicarei aqui no ROCKARAMA.

Aliás, você sabia que o Brasil já tem vampiros tocando o terror na sua literatura há mais de 170 anos? Pois é, bem antes do homenageado neste artigo, os vamps já estavam por aqui. E se você tem sede de mais, conheça a história completa do Voivode Romeno e da sua “Ordem do Dragão”, narrada pela primeira vez em idioma português por monges da Valáquia no livro “Mistérios Vampyricos“, a arte do Vampyrismo contemporâneo.

Palestra do Lord A:. | Foto: Rede Vamp
Palestra do Lord A:. | Foto: Rede Vamp

World Dracula Day no Brasil

A celebração deste ano do World Dracula Day no Brasil ocorreu em grande estilo no Escape Hotel graças a uma parceria entre eles e a Rede Vamp. Lá eu pude realizar uma palestra sobre a trajetória cultural dos vampiros com ênfase no romance “Drácula de Bram Stoker”. Abordamos o personagem da cultura pop, o seu inspirador histórico que foram os Voivodes romenos Vlad II e Vlad III da casa Bessarabi. E de quebra ainda presenteamos todos nossos leitores com um vale desconto de 10% até o final do mês de maio – só agendar seu jogo e dizer que é leitor do Lord A:.

A casa de jogos de fuga Escape Hotel realiza em maio a ação #Dracula120, que comemora os 120 anos do livro “Drácula”, uma das mais relevantes obras primas entre os romances góticos do século 19, cuja primeira edição foi lançada pelo escritor irlandês Bram Stoker em 26 de maio de 1897.

A largada da comemoração cultural foi dada em 3 de maio, num evento para 120 jornalistas e convidados nas dependências do Escape Hotel, com minha palestra e apresentação de Manoel Gonçalves Neto, idealizador da HeroesBrasil, uma plataforma digital de conexão entre doadores e hemocentros, do Instituto Colabore. Além das atrações, o Escape Hotel fez a pré-estreia de um pocket game de fuga gratuito baseado na história do Conde Vampiro. O jogo, disponível com hora marcada para os paulistanos todas as quintas e sextas-feiras até o final de maio, é uma pequena (mas diferente) experiência prévia daquilo que os jogadores enfrentam no jogo completo “Drácula”, versão paga com uma hora de duração.

#Dracula120 | Imagem: divulgação
#Dracula120 | Imagem: divulgação

Doação de sangue

Nas mídias sociais, aproveitando o buzz, o Escape Hotel criou uma programação de anúncios para incentivar a doação de sangue, com links diretos para a Fundação Pró-Sangue e para a Heroes Brasil. Eles serão veiculados em redes sociais ligadas a sites culturais paulistanos, como o Kultme. Tanto na casa de games quanto na FNAC. Além disso, serão distribuídos impressos da Pró-Sangue explicando a importância da doação – e como realizá-la.

A empreendedora Vanessa von Lezsna, uma das sócias do Escape Hotel, calcula que serão impactadas mais de 45 mil pessoas até o final de maio. “Vínhamos pensando há algum tempo em como usar o poder de mobilização que temos para ajudar em causas socialmente importantes”, diz Patrícia Estefano, outra das sócias.

Criado por Vanessa e Patrícia, o Escape Hotel é a primeira opção de entretenimento interativo do Brasil 100% temática e cuja ambientação e imersão no universo dos jogos de escape começam na calçada. Ao entrar na recepção, os jogadores fazem check-in e são conduzidos ao quarto previamente reservado, onde têm uma hora para procurar pistas, decifrar enigmas e encontrar a saída. A localidade fica em um prédio de três andares em São Paulo e oferece salas com jogos roteirizados para diferentes públicos e faixas etárias, além de cine sala, espaço para treinamentos de RH e vivências de escape games customizadas para o mercado corporativo.

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

36,776FãsCurtir
377SeguidoresSeguir
213SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários