Review | Paladins: Champions of the Realm

Paladins: Champions of the Realm

Desenvolvedora: Hi-Rez Studios
Editora: Hi-Rez Studios
Plataformas: PC (Microsoft Windows e OSX), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch
Lançamento: 8 de aio de 2018
Gênero: FPS
Modo: Multiplayer
Site oficial

Classificação:

Paladins: Champions of the Realm, ou mais comumente conhecido como Paladins, é um dos carros-chefes da Hi-Rez Studios, que iniciou o estágio beta em 2016 e foi lançado oficialmente no último dia 8 de maio. Com a chegada oficial para PC (Windows e OSX), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch (que saiu posteriormente, em 12 de junho), fomos conferir o game de perto e o resultado é surpreendente.

Paladins é um FPS (first player shooter), que mescla características de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) e Card Games, combinação que funciona muito bem e oferece ao jogador partidas mais profundas e variadas. Dentro deste formado, é repleto de cenários distintos com gráfico mais cartunesco e música épica, fatores que transportam a um mundo de fantasia.

Escolhendo e customizando seu Campeão em Paladins
Escolhendo e customizando seu Campeão em Paladins

O FPS de Paladins

Paladins reúne as melhores características de um FPS: variedade de mapas, todos bem simples, adequados para uma partida de 5 contra 5, diferente daqueles campos de golfe ou o Bandar Desert de Battlefield. Cada mapa é singular tanto em gráfico como em formato e permite estratégias de flanquear, ataques pela retaguarda, áreas para recuperação do seu Campeão… O que você imaginar!

Há três modos principais de jogo: a Chacina, no estilo Mata-Mata com vitória condicionada ao time que somar 400 pontos primeiro (ou ter mais pontos quando o tempo acabar); o Mata-Mata tradicional, com o objetivo conseguir eliminar 40 oponentes na partida; e o Cerco, no qual os times disputam pontos chave de uma trilha e através desta, escoltam um vagão até a base inimiga.

Somado aos três modos, no início de junho, com a Atualização 1.1, foi lançado o evento O Surgimento de Fúria, que estreou Fúria, uma nova Campeã, além de um tipo diferente de mapa, o Abismo. Nele, você precisa escalar uma torre até chegar ao topo e iniciar uma batalha entre dois times, sendo que o vencedor será quem fizer 30 mortes primeiro.

Uma coisa que adoro dentro dos modos de Paladins é o tempo curto para aguardar que o Campeão renasça dentro da partida (depois que morre), pois isso dá agilidade ao jogo. Para quem já está habituado a jogos FPS, a curva de aprendizagem é breve (não é preciso meses para acompanhar os jogadores mais experientes).

Os Campeões de Paladins
Os Campeões de Paladins

As Classes e Campeões

Uma característica que adoro é a escolha dos personagens. Há 4 classes de personagens: Tanque, Suporte, Dano e Flanco. Enquanto os jogadores fazem  a seleção, o jogo vai avisando o que está faltando, para o time não ficar desbalanceado.

Cada Campeão é uma obra de arte, tanto no gráfico quanto na concepção, e é único, com poderes e características diferentes: tipos de arma, tempo de recarga de munição (que pode ser zero), velocidade da arma, dano do projetil (ou um raio contínuo), todo tipo de cura, poderes para prender o inimigo e outros mais raros em FPS. 

As características dos Campeões podem ser aprimoradas com o uso de cartas. Quando você seleciona com quem irá jogar, um baralho com cinco cartas padrão é oferecido e é possível “comprar” (com créditos obtidos durante cada partida e válidos apenas nela) cada uma delas para aplicação imediata. Para aqueles que preferem uma partida sem interrupção, o game oferece a opção da compra automática, na medida em que os créditos são acumulados. O jogador também pode personalizar seu próprio baralho, escolhendo jogos de cartas que se adaptem melhor para cada tipo de partida e perfil de jogabiliade.

No total, Paladins conta atualmente com 37 campeões, sendo que 5 deles são destravados por padrão no modo gratuito: Cassie (dano), Jenos (suporte), Lex (flanco), Ruckus (tanque) e Viktor (dano). Os demais podem ser conquistados pela compra com o sistema monetário do game, que é baseado em moedas de ouro e cristais.

Cristais: o coração do sistema monetário de Paladins
Cristais: o coração do sistema monetário de Paladins

Ouro e Cristais

Através do sistema monetário de Paladins, o jogador pode comprar não apenas Campeões, mas vários outros itens, como uma grande variedade de diferentes visuais e armas, pacotes de voz, poses, sprays e assim por diante.

Alguns desses itens podem ser adquiridos em separado (por uma quantia em ouro e cristais), mas a grande maioria é obtida através da compra de baús (com o uso de cristais). Cada um deles tem uma categoria distinta e mostra os itens que podem aparecer quando usados; no momento em que o baú é aberto, um deles virá de forma aleatória (e nunca repetida).

Mas, afinal, como acumular ouro e cristais? É bem simples. No final de cada partida é recebia uma quantidade de ouro, que também são acumulados com as recompensas diárias (a cada dia que o jogador acessa, não cumulativas) ou quando o jogador sobe de nível. Já os cristais podem ser obtidos nessas mesmas recompensas, comprados com dinheiro real, em pacotes oferecidos no jogo, ou em algumas DLCs.

O jogo é realmente gratuito?

Sim, Paladins é gratuito nas respectivas plataformas e oferece a jogabilidade completa. Compras com dinheiro real viabilizam o maior acúmulo de cristais para desbloquear Campeões, abrir baús etc.

Através de transações financeiras reais também é possível a aquisição de DLCs. Para o review deste game usamos o PC, através do Steam, e estão disponíveis as seguintes DLCs:

  • Season Pass 2018: dá ao jogador 1.500 cristais e desbloqueia o Passe de Batalha. Nele, é criada uma escala de até 50 níveis, que são atingidos através de experiência acumuladas em cada partida. Ao atingir cada nível, são adquiridas recompensas em ouro, cristais, baús, aparências exclusivas, sprays animados, títulos e muito mais;
  • Champions Pack: Pacote dos Campeões, DLC que desbloqueia imediatamente todos os Campeões que existem atualmente em Paladins e dá acesso a todos os futuros Campeões, assim que eles forem lançados;
  • Digital Deluxe Edition: essa DLC reúne tudo que está incluído no Season Pass 2018 e o Champions Pack de maneira mais econômica.

E vale a pena usar dinheiro real em Paladins?

Isso depende do bolso e perfil de cada jogador. Cada Campeão é muito interessante por si só e vale muito ter todos desbloqueados no jogo para uma experiência completa. Já armaduras, armas, sprays, pacotes de voz e os demais itens disponíveis são estéticos e não alteram a performance na jogabiliade (não deixam o Campeão mais poderoso), mas, sem dúvidas, deixam o jogo muito, mas muito, mais legal.

O Passe de Batalha também adiciona muito ao jogo. Além das recompensas, excelentes para quem quer acumular ouro e cristais e obter itens exclusivos, também podem ser conquistadas bênçãos que bonificam a performance para partidas. Mas elas são limitadas e devem ser usadas com sabedoria.

Portanto, para quem deseja esse tipo de experiência, vejo a Digital Deluxe Edition como um bom negócio, pois desbloqueia os Campeões, abre o Passe de Batalha e ainda libera 1.500 cristais (oriundos do Season Pass 2018) para serem usados como o jogador desejar. É uma grande economia de tempo e dinheiro em comparação àqueles que buscam desbloquear cada Campeão e acumular itens, sendo por conquistas oferecidas durante o jogo ou cristais comprados em separados.

Paladins mistura FPS, MOBA e Card Games
Paladins mistura FPS, MOBA e Card Games

O ambiente online de Paladins

São mais de 25 milhões de jogadores no mundo e muitos, mas muitos, deles no servidor daqui. Sempre que você entrar para jogar terá alguém para se divertir junto.

Para quem está chegando agora no mundo de Paladins, existe uma forma muito interessante para aprimorar a jogabilidade e não se perder frente os mais antigos seguidamente: o Modo de Treinamento. Nele, os formatos de disputa do game são disponibilizados para times (compostos por você e, na maior parte das vezes, por outros gamers online) entrarem em partidas contra jogadores controlados por Inteligência Artificial. Esta é uma forma muito eficaz de conhecer melhor cada Campeão, subir de nível e aprender táticas eficazes antes de se aventurar contra times controlados por jogadores mais experientes.

O veredito

Paladins: Champions of the Realm é um jogo excelente e cativante, que renderá horas e horas de diversão e desafios cada vez mais diversos e interessantes. As partidas não são longas e o jogador pode despender a quantidade de tempo que desejar dentro do game, seja 15 minutos ou longos períodos.

Outro fator muito positivo é que a Hi-Rez Studios oferece atualizações constantes, sempre trazendo novidades para serem exploradas, com temáticas, Campeões e itens. Portanto, prepare-se para entrar em um mundo em constante e evolução, e divirta-se!

Confira o trailer de Paladins: Champions of the Realm

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

36,335FãsCurtir
4,262SeguidoresSeguir
309SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários