Canal History lança sua programação especial para Copa do Mundo com a presença do goleiro Marcos

São Marcos, embaixador do History Futebol no Brasil | Foto: divulgação - History
São Marcos, embaixador do History Futebol no Brasil | Foto: divulgação - History

Durante duas semanas, de 28 de maio a 10 de junho, o canal History realizará o evento History Futebol, com o canal dedicado 24 horas por dia ao esporte mais popular do planeta. Trata-se de algo nunca feito antes em um canal que não é de esportes. Jogadores lendários das seleções de seus países foram convidados para serem os embaixadores em seus países: Gabriel Batistuta (Argentina), Hugo Sanchez (México), para os outros países do mundo, Davi Villa (Espanha) e no Brasil, Marcos Roberto Silveira Reis, o nosso Marcão, “São Marcos” e tantos outros apelidos, ex-goleiro pentacampeão do mundo e ídolo eterno da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Para celebrar o lançamento dessa programação, o canal promoveu um evento muito legal de encontro da imprensa com o arqueiro, para talvez pela primeira vez em sua carreira, não falar de Palmeiras, mas sim, de sua relação com a TV, as Copas do Mundo e a história do futebol.

Apesar de sofrendo com uma gripe, o goleiro foi muito simpático com todos e começou falando de sua estreia no mundo televisivo. “Com um canal de qualidade assim, a gente sofre menos”, disse o sempre bem humorado ex-jogador. “A gente lê quase tudo. Estou feliz por terem lembrado de mim, entre tantos jogadores brasileiros, para fazer parte desse projeto do History. Só quem entende de história é que pode contar história. Serão catorze dias e é difícil ver um canal com a programação deles sair de sua linha normal para falar de futebol.”

Gabriel Batistuta, ídolo argentino, estará no History Futebol da América Latina | Foto: divulgação - History
Gabriel Batistuta, ídolo argentino, estará no History Futebol da América Latina | Foto: divulgação - History

Muito se fala sobre o fato de jogadores de futebol em geral, gostarem muito de jogar, mas não muito de assistir, ou mesmo da história do esporte. O goleiro garante que não é o seu caso. “Sempre gostei. Sempre achei legal contar a história de como um cara que foi campeão do mundo chegou até lá. Desde o começo, todos os detalhes de uma seleção para chegar a conquistar o título. Toda vez que alguém conta esse tipo de coisa é legal. Acho que o brasileiro é curioso sobre isso.”

Porém, ele mesmo admite que devido às dificuldades de acesso à informação em seus anos de garoto, isso acabava ficando de lado. Coisa que mudou bastante atualmente, com a abundância de material disponível. O interesse dos torcedores mais jovens sobre a história cresceu com isso. “Hoje existe muito mais, devido à quantidade de canais e mídia, o que faz a molecada de agora ser mais interessada. Na nossa época de criança não tinha nada disso, tantas opções para assistir, mesmo que você gostasse muito. Pesquisar era bem mais difícil. Hoje é mais fácil, a garotada é mais esperta e quer saber mais. É melhor para a geração atual do que para a minha. A gente jogava e não se ligava muito em história.”

Entre os programas que o pentacampeão está ajudando a divulgar, dois chamam sua atenção: “Tem um que só fiz a chamada, mas não assisti, que é o episódio do ‘Duelo de Craques’ (“Head to Head”) que fala sobre Pelé e Maradona. Essa é uma discussão que sempre aparece nas Copas do Mundo. E o History vai apresentar os dois lados para que cada um julgue quem foi melhor. E tem a parte sobre os treinadores, o ‘Estrategistas do Futebol’ (“Football Godfathers”), também.”

O lendário atacante mexicano Hugo Sánchez Márquez, "El niño de oro", completa o time latino-americano do History Futebol | Foto: divulgação - History
O lendário atacante mexicano Hugo Sánchez Márquez, "El niño de oro", completa o time latino-americano do History Futebol | Foto: divulgação - History

Como qualquer apaixonado por futebol, Marcos também possui suas inspirações que vieram das Copas, inclusive não necessariamente brasileiras: “Ah sim, tinha o goleiro da Bélgica em 1994, Preud’homme que era sensacional. E na Copa de 90 o goleiro da Costa Rica, o Conejo.”

E essa primeira experiência televisiva, pode virar algo mais frequente? O goleiro parece não muito animado com a ideia: “Ah não, isso não. Por enquanto só aqui no History fazendo chamadas. Eu sou muito polêmico e hoje em dia tá meio chato. Não podemos dar nossas opiniões. Não estou preparado para isso.”

Copas do Mundo também são pródigas em iniciar mudanças em regras. Teve a adoção dos cartões na Copa de 70 e a de 2018 verá a implantação do árbitro de vídeo. Mas, em 94, houve uma mudança radical que atingiu em cheio a posição de Marcos: o goleiro não podia mais pegar a bola com a mão, quando recuada. Isso causou um alvoroço, porque muitos se lembraram da pataquada que o goleiro colombiano Higuita fez quando foi jogar com os pés na Copa de 90, perdeu a bola para Roger Milla de Camarões e tomou o gol.

Como essa mudança foi vista pelo ídolo palmeirense, que acabava de subir para o profissional? “Eu lembro que quando mudou a regra, durante um tempo, a gente não entendia direito. Parecia que toda vez que você rebatesse, não podia mais pegar com a mão. A gente penou, mas fomos nos adaptando aos poucos.”

"Duelo de Craques", do History Futebol, terá Pelé x Maradona, que ganha? | Foto: divulgação - History
"Duelo de Craques", do History Futebol, terá Pelé x Maradona, que ganha? | Foto: divulgação - History

O papo estava chegando ao fim, mas não dava para deixar passar e pedir para um goleiro que teve o prazer de levantar o caneco, quais os melhores que viu em sua posição em Copas do Mundo: “Neuer (Alemanha), que atualmente é o melhor goleiro do mundo. Buffon, que é um goleiro lendário, mas não teve concorrência na seleção da Itália. E o Casillas (Espanha), que foram os que ganharam o título depois de mim.”

Tudo bem, mas e os de outras Copas? Afinal, o History Futebol vai passar a limpo 88 anos da competição. Na década de 80 houve os históricos goleiros Pfaff da Bélgica e Dasayev da antiga União Soviética.

O pentacampeão mundial se mostrou surpreso e animado com as lembranças: “Nossa, lembraram do Pfaff! E do Dasayev. Eu lembro deles também. Teve o Illgner (Alemanha), o Batts (França) que pegou os pênaltis em 86, Zoff (Itália), Zenga (Itália) que na Copa de 90 era o melhor do mundo.”

Com o History Futebol o canal History mais uma vez acertou em cheio. Tanto na ideia da programação futebolística, como na iniciativa de escolher Marcos como seu embaixador no Brasil. O evento foi muito bem organizado e agradável e agora só nos resta aproveitar os aperitivos do canal antes da bola rolar na Rússia.

"Grandes Momentos do Futebol" tem, entre nomes como Pelé, David Beckham e Diego Maradona, o camaronense Roger Milla, grande destaque da Copa de 90 | Foto: divulgação - History
"Grandes Momentos do Futebol" tem, entre nomes como Pelé, David Beckham e Diego Maradona, o camaronense Roger Milla, grande destaque da Copa de 90 | Foto: divulgação - History

Programação do History Futebol

Nas duas semanas de programação, o History Futebol estreará produções para todos os gostos, desde especiais de longa duração a clipes, para ver e se emocionar, tanto na TV, como nas plataformas digitais. Confira os principais destaques da programação:

  • O programa Rumo À Rússia (The Road to Russia), que estreia dia 28/5, às 17h, em 20 episódios, contará os segredos das seleções que participarão da Copa, somados a pequenas histórias de jogadores. No episódio de estreia, o Brasil é a seleção em foco, e a série acompanha Romelu Lukaku, que quer se tornar um titular da Bélgica, o inglês Adam Lallana, desesperado para deixar suas lesões para trás, e o capitão da Espanha, Sérgio Ramos, a caminho do que pode ser seu último mundial.
  • Estreiam também no dia 28/5, às 18h10, os filmes oficiais da FIFA sobre as Copas, de1970, no México a 1998, na França. Entre eles, 1970 – O Tri Brasileiro (28/5), 1982 – A Ascensão Italiana (31/5) e 1986 – Com a Mão de Deus (1/6).
  • Em Show de Futebol (Football’s Greatest Stage), com estreia dia 28/5, às 20h, os episódios relembram os melhores times, os jogadores mais influentes e as histórias mais célebres da Copa do Mundo. Na estreia, a série destaca a magia de Ronaldo e a lesão que acabou com a chance do craque húngaro Puskas de mostrar todo o seu talento em ’54. Além disso, recorda o único goleiro vencedor da Bola de Ouro, o Aranha Negra, Lev Yashin e o atacante que deu à Itália o seu 3º título: Paolo Rossi.
  • Futebol é magia, arte, paixão; gols, sonhos e talentos, momentos que ficarão gravados para sempre na memoria coletiva e são protagonizados por jogadores que marcaram cada uma das competições. A produção em cinco episódios Duelo de Craques (Head to Head), que estreia 28/5, às 21h, revive os duelos mais emblemáticos desde Pelé x Maradona, até a rivalidade atual: Cristiano Ronaldo x Messi.
  • A série Grandes Momentos do Futebol (Football’s Greatest Moments) traz, em cada episódio, a partir de 28/5, às 22h, alguns dos momentos mais memoráveis do futebol, e que consagraram grandes jogadores, como Pelé, David Beckham e Diego Maradona.
  • Futebol Freestyle (estreia dia 28/5, às 23h), traz os craques do futebol freestyle no YouTube, Billy Wingrove e Jeremy Lynch, demonstrando habilidades na Premiere Leage Inglesa.
  • A produção nacional inédita Maracanã, Templo de Emoções (estreia no dia 2/6, às 18h10) conta a história do Maracanã, do ponto de vista do maqueiro Eneias de Andrade – uma figura querida que trabalhou no estádio de 1968 até o fechamento do Maracanã em 2011 para as reformas da Copa de 2014.
  • Outra produção nacional inédita, Pelada, Futebol na Favela (estreia 2/6, às 20h) é um documentário que retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas. Traz imagens impactantes das jogadas nas favelas, com marcantes depoimentos de campeões que vieram das comunidades, descobriram seu talento nas peladas e conquistaram o mundo – um mundo de desafio e superação envolvido pela ginga do samba, a batida do funk e a identidade do rap. Participação especial de Neymar, Ronaldo Fenômeno, Paulinho, Serginho Chulapa, Emerson Sheik, entre outros.
  • Mais uma esperada estreia exclusiva é o filme biográfico dirigido pelo espanhol Alex de la Iglesia, Messi, que chega à tela do History no dia 2/6, às 22h. O longa conta a história do craque argentino desde sua infância em Rosário e recria momentos importantes de sua vida como jogador, por meio de imagens de arquivo, entrevistas e gravações familiares inéditas. Além disso, traz depoimentos de granes astros do futebol (Diego Maradona, César Luís Menotti, Jorge Valdano, Johan Cruyff) e de seus companheiros do Barcelona, como Javier Mascherano, Andrés Iniesta e Gerard Piqué.
  • Por trás de cada grande jogador, há um grande técnico, e Estrategistas do Futebol (Football Godfathers), em cinco partes, a partir de 4/6, às 22h, aborda as mentes e estratégias dos maiores e mais respeitados treinadores de clubes, revelando como surgiram até se tornarem as estrelas globais que conhecemos hoje. Lois Van Gaal, Claudio Ranieri, Sven Goran Eriksson, Gerard Houllier e Roy Hodgson são os protagonistas desta série, que tenta explicar o impacto de um técnico sobre os jogadores antes, durante e depois de entrarem em campo.

Desafio Futebol History

Para celebrar a estreia de History Futebol, o canal lança, a partir de 21 de maio, o Desafio Futebol History, que premiará 22 telespectadores com kits especiais para assistir aos jogos do Brasil na Copa da Rússia. Informações e regulamento disponíveis em: www.seuhistory.com/DesafioFutebol

Marcos no History Futebol:

Banner Solid Rock 300

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

35,961FãsCurtir
5,033SeguidoresSeguir
449SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários