Viper celebra 25 anos de “Evolution” neste sábado em São Paulo

Manifesto Bar recebe celebração “Viper Day 2017”, evento que ocorre anualmente no dia 8 de abril

Arte do álbum "Evolution"

O Viper Day é uma data que já faz parte do calendário do rock brasileiro. O dia 8 de abril remete ao primeiro show do grupo paulistano de metal Viper, ocorrido no lendário Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, em 1985. Todo ano, membros atuais e ex-integrantes se reúnem para celebrar o repertório de uma das maiores bandas da história do metal brasileiro. No próximo sábado, 8 de abril, o Manifesto Bar será palco da homenagem ao álbum “Evolution”, que completa 25 anos de seu lançamento. “Estamos comemorando duas coisas com esse evento: a consolidação do Viper Day como evento que celebra o heavy metal nacional, além da história da banda, e os 25 anos do ‘Evolution’, meu disco favorito”, comentou o guitarrista Felipe Machado.

Felipe Machado | Foto: Camila Cara - FM Labs
Felipe Machado | Foto: Camila Cara - FM Labs

Com a ausência do vocalista Andre Matos, que estará no exterior, o convidado para os vocais será o ex-Eterna, Leandro Caçoilo. Conhecido do público brasileiro por participações elogiadas em diversos projetos, Caçoilo dividirá os vocais com o baixista Pit Passarell, vocalista original em “Evolution”. Completam o Viper os guitarristas Felipe Machado e Hugo Mariutti, e o baterista Guilherme Martin. Todos eles estarão juntos e se apresentarão ao lado de convidados, como Paulão Thomaz (Kamboja, ex-Centúrias), Rubens Gioia (A Chave do Sol), André Góis e Sergio Facci (Vodu), Eduardo Simões (ex-Chakal), Marcos Kleine (Ultraje a Rigor, ex-Exhort), Nando Machado (Exhort, Toyshop) e Roberto Gutierrez (FMSolo, Hollowmind).

Além destes, participarão ex-integrantes da banda, como o baterista Renato Graccia e o guitarrista Val Santos. “Há alguns anos eu não toco. Inclusive, conversei com Guilherme Martin no ensaio que fizemos no sábado passado, e comentei que a última vez que eu havia me sentado em uma batera foi no Viper Day do ano passado! Estou fora do mercado, mas muito feliz e orgulhoso de tudo que construí com o Viper e com diversas outras bandas onde me aventurei”, disse Renato Graccia. “É sempre maravilhoso encontrar com esses caras e com os convidados prá lá de especiais que nos visitam nestas ocasiões. Estou muito feliz em participar da festa”, revelou.

Ensaio do "Viper Day" | Foto: divulgação
Ensaio do "Viper Day" | Foto: divulgação

Gravado na Alemanha e lançado em todo o mundo em 1992, “Evolution” é o disco mais vendido da história do Viper. Clássicos como “Rebel Maniac”, “Dead Light” e “Evolution” marcaram os anos 1990 com turnês da banda pela Europa e Japão, além de apresentações históricas no Brasil, como a abertura do show do Metallica em São Paulo. “Acho que no Soldiers of Sunrise e Theatre of Fate a gente ainda tinha muitas influências externas, ainda estávamos amadurecendo o som. A gente nunca teve medo de mudar o som de disco para disco, mas com Evolution a gente teve uma mudança ainda maior provocada pela saída do Andre (Matos)”, observou Felipe Machado. “Na época a gente cogitou a volta do Andre ou colocar um vocal novo, mas o Pit estava muito seguro como vocalista e acabou sendo uma escolha natural”, acrescentou.

Como parte das comemorações, uma edição remasterizada do álbum será lançada ainda este ano pela gravadora Wikimetal Music, trazendo bônus especiais, como demos da pré-produção de “Evolution”. O disco estará à venda ainda no primeiro semestre. “É um disco bastante original, nunca ouvi uma outra banda parecida. Começou com uma tentativa da gente fazer um ‘Hard Heavy’, a primeira música foi ‘Pictures of Hate’, tem um riff bem marcado”, explicou Machado. “Daí, começamos a ‘evoluir’ o som, e ele ficou mais complexo, e direto ao mesmo tempo. “Hoje eu ouço o disco e não consigo diferenciar as influências, o que acho que é uma de suas maiores qualidades”, concluiu o guitarrista.

Hugo Mariutti e Felipe Machado | Foto: Luciana Pires
Hugo Mariutti e Felipe Machado | Foto: Luciana Pires

A abertura do evento ficará a cargo da banda Skyscraper, outro nome conhecido do metal brasileiro nos anos 1990 e que está de volta à ativa com Ivan Martins (vocal), Marcos Naza e Flávio Souza Jr. (guitarras), Eduba Gioielli (baixo) e Fábio Elsas (bateria).

O Manifesto Bar fica na rua Iguatemi, 36, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. Fone: (11) 3168-9595. Aceita cartões: Visa, Mastercard e Dinners / Débito (Visa Electron, Maestro, Rede Shop). Censura: 16 anos. Possui acesso a deficientes, ar condicionado, wi-fi e valet service na porta (R$ 20).

#VIPERDAY2017
Data: 8 de abril, às 22h
Mais informações: manifestobar.com.br / Wikimetal Music – wikimetal.com.br
Ingressos antecipados no site Ticket Brasil

Flyer "Viper day 2017"
Sioux 66 banner

Últimas notícias

Leia também

Comentários

comentários