Louis Lilás na “Ratt Gang” em 1984

Milton Berle e Batman (Adam West) | Foto: reprodução
Milton Berle e Batman (Adam West) | Foto: reprodução

Tendo Marshall Berle como agente, o Ratt, banda americana de hard rock assinou com a gravadora Atlantic em agosto de 1983. Então, quando Stephen Pearcy (vocal), Robbin Crosby e Warren DeMartini (guitarras), Juan Croucier (baixo e vocal) e Bobby Blotzer (bateria) estavam trabalhando em estúdio, o produtor Beau Hill avaliou ter algo especial em mãos. Ainda assim, Berle queria que o Ratt emplacasse um hit a todo custo.

Após várias recusas de estações de rádio, propôs que o grupo filmasse seu primeiro videoclipe, pois, segundo ele, a exposição na MTV faria o resto. Ninguém ousou escolher outra faixa senão Round and Round.

Clipe Round and Round (Ratt):

Para estrelar o vídeo, dirigido por Don Letts (Big Audio Dynamite) e que traz aquele roteiro típico dos anos 80, Berle indicou seu próprio tio, o saudoso ator e comediante Milton Berle (1908 – 2002). Entre seus papéis e aparições estão os programas NBC’s Texaco Star Theater e The Milton Berle Show, o personagem Mad Man Mooney, de Muppets – O Filme (1979), além do vilão Louie Lilás, na série Batman (1966 e 1968).

Milton Berle como Louis Lilás | Foto: reprodução
Milton Berle como Louis Lilás | Foto: reprodução
Milton Berle e os Muppets | Foto: reprodução
Milton Berle e os Muppets | Foto: reprodução

Como Louie Lilás, o ator aparece no sétimo episódio da temporada de Batman, estrelando os saudosos Adam West (Batman) e Yvonne Craig (Batgirl), além de Burt Ward (Robin). Escrito por Dwight Taylor e dirigido por George Waggner, foi ao ar em 26 de outubro de 1967. Antes disso, Adam West já havia sido convidado por Berle para participar do programa The Milton Berle Show, em 16 de setembro de 1966.

Tempos depois, Louie Lilás reapareceu no episódio O Dia do Cavaleiro Negro! (Day of the Dark Knight!), na série em desenho animado Batman: Bravos e Destemidos (Cartoon Network, 2008), produzida pela Warner Bros. em conjunto com a DC Comics.

Milton Berle Show (1966)

Bem humorado, “Tio Miltie” ou “Mr. Television”, como era conhecido, topava tudo e acabou fazendo diversos papéis no vídeo de “Round and Round”. O próprio Berle organizou o posicionamento de câmeras e luzes, dando diversas ideias para os produtores. Além dele, a atriz Lisa Dean, das séries Doogie Howser, M.D., Class Of ’96 e Dead At 21, e que aparece no vídeo “Dirty Diana”, de Michael Jackson, também participou das filmagens. “Milton Berle foi o primeiro ícone que qualquer um de nós conheceu. E isso foi muito legal!”, declarou o guitarrista Warren DeMartini no livro MTV Ruled The World – The Early Years Of Music Video (2010, Greg Prato).

A promoção do clipe foi maciça, com Berle estampando as manchetes: “Mr. Television agora é o Mr. MTV”. A partir de então, o Ratt apareceu nacionalmente nos Estados Unidos e a longa turnê, iniciada em fevereiro de 1984, só reforçou o nome da banda. Berle ainda apareceu no vídeo de “Back For More”, dirigido pelo canadense Mark Rezyka e que traz cenas de shows no The Roxy, de Los Angeles. Estrelado pela modelo e atriz Tawny Kitaen, também conta com presenças de Tommy Lee e Nikki Sixx, do Mötley Crüe.

Single "Round and Round", do Ratt
Single "Round and Round", do Ratt

Pode ter sido mera coincidência 1984 ser um ano do rato pela astrologia chinesa, sendo descrito como “um período que promete fartura”, mas da garagem no porão ao mainstream, a “Ratt Gang” agora era realidade. A Atlantic sabia disso e não deu descanso. Assim, o grupo passou quinze meses tocando ininterruptamente, fazendo shows com ZZ Top, Black Sabbath, Ozzy, Blue Öyster Cult, Night Ranger, Mötley Crüe, Billy Squier, entre outros.

Saldo final da promoção do álbum de estreia, “Out of the Cellar”: 7ª posição na Billboard 200; single de “Round and Round” em 12º na Billboard Hot 100 e 4º na Mainstream Rock Tracks; e singles de “Back for More” e “Wanted Man” bem colocados na Mainstream Rock Tracks. Três Discos de Platina acumulados e uma vendagem superior a 3 milhões de cópias. O rato virou morcego. Santa ajuda de Mr. Television, Batman!

Ratt em 1984: Robbin Crosby, Warren DeMartini, Stephen Pearcy, Juan Croucier e Bobby Blotzer | Foto: divulgação
Ratt em 1984: Robbin Crosby, Warren DeMartini, Stephen Pearcy, Juan Croucier e Bobby Blotzer | Foto: divulgação

Para ler

Banner Burn Artworks

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

36,523FãsCurtir
3,120SeguidoresSeguir
309SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários