Morre Adam West, que deixa em seu legado o Batman mais marcante e um genuíno ícone da cultura pop

Adam West, o eterno Batman | Foto: reprodução
Adam West, o eterno Batman | Foto: reprodução

O mundo dos heróis está de luto, morreu ontem Adam West, o famoso Batman da série veiculada pela ABC no final dos anos 60. O ator nos deixa aos 88, anos após uma longa batalha que travava contra a leucemia.

William West Anderson nasceu em 19 de setembro de 1928 em Seattle (EUA), e iniciou carreira como ator e dublador em 1959. Ao longo dos anos obteve papéis relevantes em filmes como “Gerônimo” (1962), “Robinson Crusoe em Marte” (1964), “Outlaws Is Coming” (1965, de Os Três Patetas), além de aparições em longas e série. Um bom exemplo foram duas participações na lendária “Perry Mason”, entre 1961 e 1962.

West construiu o seu nome e contracenando com os gigantes da sua geração – como um deles, inclusive. Mas o grande sucesso aconteceu quando foi escolhido para os papéis de Bruce Wayne e Batman, na série “Batman”, que esteve no ar entre os anos de 1966 e 1968, num total de 120 episódios, pela norte-americana ABC. Recorrente no personagem, também estrelou o filme “Batman” (1966), dirigido por Leslie H. Martinson, além de centenas de referências ao longo das últimas décadas, como a animação “The New Adventures of Batman” (1977). Outro exemplo é o divertido “Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt” (2003), que já foi tema do nosso “Assistidos e Reassistidos”.

Ao lado de Burt Ward, como Robin, West protagonizou a icônica série "Batman" | Foto: reprodução
Ao lado de Burt Ward, como Robin, West protagonizou a icônica série "Batman" | Foto: reprodução

No cast da série dos anos 60, ao lado de Burt Ward, no papel de Robin, e apoiado por Alfred (Alan Napier), Comissário Gordon (Neil Hamilton), Barbara Gordon (a Batgirl, Yvonne Craig), Chefe O’Hara (Stafford Repp) e Tia Harriet Cooper (Madge Blake), o herói lutava contra os famosos vilões em atuações marcantes, como Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith), Cabeça de Ovo (Vincent Price), Charada (Frank Gorshin e John Astin), Sr. Gelo (George Sanders, Otto Preminger e Eli Wallach), Mulher-Gato (Julie Newmar e Eartha Kitt, e Lee Meriwether no filme) e tantos outros.

West protagonizava um Batman inspirado nos quadrinhos, com muita aventura, senso de humor e elementos que transformaram o seriado em um gigante da cultura pop. Na TV brasileira, “Batman” passou por diversos canais de TV aberta e paga, permitindo que todas as gerações tivessem contato com ele ao longo das décadas. Atualmente é veiculado na Rede Brasil de Televisão.

Após “Batman”, West teve centenas de participações em filmes e séries, algumas vezes no papel dele mesmo. Dentre tantas, vale destacar o papel de Prefeito West, recorrente na série “Family Guy” (“Uma Família da Pesada”) desde 2000.

Com seu talento, simpatia e presença marcante, Adam West fará muita falta. O tom humorístico do Batman de West pode até não ser o favorito da geração pós-Tim Burton, mas sem dúvidas ninguém até hoje marcou tanto com o personagem. Sim, o mundo dos heróis está em luto, e a cultura pop perde mais um dos seus grandes ícones.

O Prefeito West, de "Family Guy" | Imagem: reprodução
O Prefeito West, de "Family Guy" | Imagem: reprodução

Foto principal: Jeff Sciortino

The Secret Society 300

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

34,900FãsCurtir
9,949SeguidoresSeguir
462SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários