NASA encontra evidências de que oceano de Encélado, lua de Saturno, pode abrigar vida

31

Segundo a NASA, o oceano de Encélado possui os ingredientes necessários para o desenvolvimento de formas de vida na lua de Saturno

Encélado, lua de Saturno | Foto: NASA
Encélado, lua de Saturno | Foto: NASA

Cientistas da NASA anunciaram que Encélado, uma lua de Saturno, possui fontes hidrotermais no leito de seu oceano. A comprovação foi feita pela sonda Cassini em seu mais recente voo sobre o polo sul de Encélado.

Durante esse trajeto, de baixa altitude, a sonda coletou informações em contato direto com vapores eliminados onde foi detectada a presença de hidrogênio. O hidrogênio detectado é oriundo diretamente dessas fontes hidrotermais que, seguindo o mesmo princípio de funcionamento dos vulcões submarinos da Terra, podem fornecer energia a incontáveis formas de vida sem a presença de luz solar – considerando também que outros elementos essenciais foram anteriormente localizados em Encélado, tais como nitrogênio, oxigênio e carbono. Não se trata de uma confirmação da presença formas de vida, mas de que há ainda mais elementos bastante favoráveis para que a lua de Saturno abrigue vida.

A NASA informou ainda que dados coletados através do telescópio Hubble indicam uma atividade parecida em Europa, lua de Júpiter.

Últimas notícias

Leia também

Comentários

comentários