Vocalista estava na cidade de São Paulo gravando seu segundo álbum solo

Warrel Dane ao lado da sua banda solo atual | Foto: divulgação
Warrel Dane ao lado da sua banda solo atual | Foto: divulgação

O vocalista norte-americano Warrel Dane, 56, famoso pela sua carreira ao lado Nevermore e Sanctuary, morreu nesta madrugada após um ataque cardíaco. O músico estava em São Paulo para a gravação de seu segundo álbum solo, cuja banda era integrada pelos brasileiros Johnny Moraes (guitarra), Thiago Oliveira (guitarra), Fabio Carito (baixo) e Marcus Dotta (bateria).

Nos últimos anos Dane teve muitos problemas de saúde decorrentes de diabetes e uma longa batalha contra o alcoolismo. Em fevereiro passado lançou, ao lado do Sanctuary, o álbum “Inception”, composto por músicas oriundas de 1986, anteriores à estreia de “Refuge Denied” (1988). Atualmente ele trabalhava em material solo e produzia o sucessor de “Praises to the War Machine” (2008), batizado como “Shadow Work” e em estágios avançados de gravação.

O maior sucesso da carreira de Warrel Dane foi ao lado do Nevermore, banda formada no início dos anos 90, que obteve grandes resultados junto a álbuns como “Dreaming Neon Black” (1999) e “Dead Heart in a Dead World” (2000). Após o mais recente, “The Obsidian Conspiracy” (2010), o grupo se separou com o anúncio feito por Jeff Loomis (guitarra) e Van Williams (bateria), que alegaram diferenças com Dane e Jim Sheppard (baixo). O vocalista, entretanto chegou a afirmar que não era o fim e havia a possibilidade da banda ser retomada em algum ponto para um novo álbum.

Warrel G. Baker, nascido em 7 de março de 1961 na cidade de Seattle, iniciou sua carreira profissional ao lado da banda Serpent’s Knight. O seu estilo vocal singular oscilava entre linhas mais agudas, com influências de Ronnie James Dio, Rob Halford e Bruce Dickinson, até técnicas mais rasgadas e momentos mais graves e melancólicos. A paixão de Warrel Dane na interpretação e estilo lírico soturno e crítico sempre foram pontos marcantes.

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

36,230FãsCurtir
389SeguidoresSeguir
219SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários