Morre Ralph Santolla, ex-Deicide e Obituary

Músico americano sofreu um ataque cardíaco e ficou em coma, até ter os aparelhos de suporte à vida desligados

Ralph Santolla, um guitarrista técnico, criativo e carismático | Foto: reprodução
Ralph Santolla, um guitarrista técnico, criativo e carismático | Foto: reprodução

Ralph Santolla, guitarrista americano que integrou bandas como Deicide, Obituary, Death, Iced Earth, Millenium, Sebastian Bach, entre outras, faleceu na quarta-feira (06). O músico, que estava com 48 anos de idade, sofreu um ataque cardíaco nas semana passada e ficou em coma no St. Joseph’s Hospital em Tampa, Flórida (EUA), onde teve os aparelhos de suporte à vida desligados.

“Amo meu filho mais do que qualquer um possa imaginar. Meu coração está partido, mas sei que ele me amava incondicionalmente e sempre estará comigo”, declarou a mãe do músico, Sue Santolla-Rocha. “Queria dizer a todos que recebi milhares de mensagens… Eu simplesmente não consigo lidar com isso direito agora, mas eu amo cada um de vocês”, acrescentou em um post no Facebook.

Conhecido pela versatilidade, Santolla demonstrou sua técnica do hard rock ao death metal, gravando três álbuns com Deicide e Obituary, além de Millenium, Iced Earth e Gary Hughes. Também registrou dois discos solo – “Shaolin Monks in the Temple of Metal” (2002) e “Requiem for Hope” (2007) – e passou por bandas como Death e Sebastian Bach.

Também esteve envolvido no projeto Devil’s Highway, formado há anos ao lado do vocalista Kyle Thomas (Trouble, Exhorder), o baixista Steve DiGiorgio (Testament, Sadus), o guitarrista Matt Brunson (Crowbar, Kingdom of Sorrow) e o baterista Tony Laureano (Dimmu Borgir, Nile).

A amizade entre Bill Hudson e Ralph Santolla

O renomado guitarrista brasileiro Bill Hudson, hoje residente nos Estados Unidos, cultivou uma forte amizade com Santolla ao longo dos anos. Além da convivência pessoal constante e muito próxima, ambos, possuidores de um grande senso de humor, trocavam brincadeiras todo o tempo nas redes sociais, que acabaram por se tornar uma espécie de tradição entre seus seguidores. Bill acompanhou de perto este episódio que levou ao falecimento do seu melhor amigo.

“Eu e muitos outros perdemos o nosso melhor amigo, assim como um dos guitarristas mais injustiçados da história”, comentou Bill no Facebook. “Ele faleceu em paz, rodeado de uns 10 de seus amigos mais próximos, entre eles eu, e sua família. Por favor, mantenha sua mãe, Sue Santolla-Rocha, seu filho Dorian Angelo Santolla e todos nós em seus pensamentos. Descanse em paz, meio irmão Ralph Santolla, muitas pessoas sentirão a sua falta. Te amo, irmão.”

Ralph Santolla e Bill Hudson | Foto: reprodução/Facebook
Ralph Santolla e Bill Hudson | Foto: reprodução/Facebook

Bill Hudson comentou, com exclusividade ao ROCKARAMA, sobre a relação de amizade entre ele e Santolla: “Ralph Santolla foi parte fundamental na minha carreira. Me apresentou muita gente importante, e sempre me Deu muitos conselhos. Mas acima de tudo, ele se tornou meu amigo mais próximo, alguém com quem eu estava sempre em contato. Até os meus pais, com a barreira da língua, tinham uma sincera amizade com Ralph e sua mãe, Sue.”

“Poucos caras no mundo são completamente desprovidos de ego, mas Ralph era assim”, continua Bill. “Pior que isso, ele acabou ficando conhecido por tocar músicas dos outros (Iced Earth, Sebastian Bach, Death, Deicide, Obituary) quando na verdade era um músico completo, um compositor com insano talento e sensibilidade. Ouça os trabalhos que fez com Millenium e Eyewitness!”

“Ele fazia os outros brilharem, e realmente era sincero em tudo que fazia. Ele deveria estar aqui no meu estúdio hoje me ajudando a compor os solos do NorthTale… Mas ele foi para o hospital um dia antes de começarmos… E agora todo o álbum será dedicado para ele. Estive com ele até o fim e peço que ouçam sua música hoje bem alta em sua homenagem.”

Ralph Santolla, Bill Hudson e respectivos familiares | Foto: Arquivo Pessoal de Bill Hudson
Ralph Santolla, Bill Hudson e respectivos familiares | Foto: Arquivo Pessoal de Bill Hudson

O vocalista Jørn Lande, que também possuía uma forte amizade com Santolla, se manifestou: “Meu querido amigo e ex-companheiro de banda Ralph Santolla faleceu e eu não acredito que ele se foi. Foi o homem mais bondoso, carinhoso e compassivo que você poderia conhecer. Ele tinha o maior e mais hilário senso de humor sarcástico e tocava guitarra como ninguém! Existe um buraco no coração do mundo sem você, Ralph, e sinto muito por não estar aí quando partiu. Todo o meu amor vai para Sue Santolla-Rocha, Dorian Angelo Santolla e o restante da família. Até mais, meu amigo.”

Muitos outros músicos, amigos e fãs já se manifestaram sobre a morte de Ralph Santolla, que fará muita falta como músico e, principalmente, ser humano.

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

35,959FãsCurtir
5,033SeguidoresSeguir
449SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários