Tony Iommi diz ser muito improvável que o Black Sabbath volte a tocar

Iommi não exclui a possibilidade de um show isolado, mas turnês estão fora de cogitação

Tony Iommi, o criador dos riffs mais marcantes da história do heavy metal | Foto: divulgação

Tony Iommi, lendário guitarrista do Black Sabbath, organizou ontem, 20 de abril, um almoço de caridade para arrecadar fundos para a unidade de câncer na qual Geoff Nicholls, falecido tecladista da banda, foi tratado.

O evento aconteceu no Opus Restaurant, em Birmingham (ING) e Tony Iommi esteve presente para entreter os convidados com histórias de sua vida e a carreira ao lado do Black Sabbath, uma das maiores bandas de todos os tempos.

Questionado se o Black Sabbath voltará a tocar depois de completar a turnê “The End”, no ano passado, Iommi disse: “É altamente improvável, mas nós podemos. Você nunca pode dizer nunca, porque nós fizemos isso… Então muitas vezes, você diz: “Ah, é isso agora”, com cantores diferentes e outras coisas. E, de repente, estamos tocando juntos novamente. Espero que possamos fazer alguns shows isolados, mas nós nunca excursionaremos o mundo novamente como fizemos, porque é realmente cansativo.”

O dia a dia na última turnê do Black Sabbath

“As pessoas pensam: ‘Que ótima vida’, e é uma ótima vida, mas isso afeta seu corpo”, pondera o guitarrista. “Todas as viagens em diferentes horas do dia e da noite. Você termina um show às 11 horas da noite. Nós teríamos como base um lugar, como Nova York ou onde quer que estivéssemos, por 10 dias, voaríamos e faríamos um show e voaríamos de volta à noite. Chegaríamos ao hotel às 4h ou 5h [da manhã] e não conseguiríamos dormir. E essa é a parte difícil, mesmo que você viaje da melhor maneira que puder. Tivemos um grande avião, tivemos ótimos hotéis – tudo foi maravilhoso – mas ainda é cansativo.”

E acrescentou: “Eu acho que quando você chega à nossa idade, muda de quando tínhamos 20 anos. [Naqueles dias] nós poderíamos ficar acordados a noite toda. Mas agora, que tenho 30 anos [risos], é um diferente. É difícil. E, claro, entre nós da banda, não nos víamos tanto assim, porque todo mundo tinha seu próprio espaço e ficávamos em quartos separadps. Nós íamos para o hotel depois do show e direto para os nossos quartos. Então você chega, liga a TV, assiste algo até as cinco da manhã, ou o que quer que seja, e adormece. Ocasionalmente nos encontrávamos para tomar café da manhã, mas isso não aconteceu com muita frequência, nós nos tornamos mais… Todo mundo queria seu próprio espaço, Ozzy [Osbourne] tinha serviço de quarto, eu tinha serviço de quarto, Geezer [Butler] tinha serviço de quarto e, antes que você percebesse, nós não nos nos víamos até o dia seguinte. Tocávamos um dia, tínhamos um dia de folga. Então você ficava sentado no seu quarto [pensando]: ‘O que eu faço agora?’.”

“Eu saía acompanhado por um guarda de segurança, porque nenhum dos outros caras queriam fazer caminhadas”, disse Tony Iommi. “E eu seria o único no bar, porque todo mundo estava se recuperando do alcoolismo. Foi assim que aconteceu. Vinte anos atrás, todos nós estaríamos no bar, conversamos sobre a banda e o que faríamos. As únicas vezes que tínhamos a chance de conversar [na última turnê] eram nos vôos ou no palco. Ozzy e eu conversamos entre as músicas na turnê, é irônico. ‘O que você fez na noite passada?’, isso na frente de umas trinta mil pessoas. Foi assim que aconteceu.”

O câncer de Tony Iommi

Tony Iommi foi diagnosticado com linfoma no início de 2012, logo após o Black Sabbath anunciar uma turnê e álbum de reunião. Ele passou por tratamento durante as gravações do disco, intitulado “13”, e na turnê subsequente para promovê-lo.

Perguntado sobre como sua saúde está no momento, Iommi disse: “Estou me sentindo bem, ouso dizer. E sempre tenho que dizer isso, porque provavelmente vou cair morto quando sair daqui. Mas me sinto bem no momento. [Meu médico, Shankara] Paneesha mantém o controle, como faz com todos os seus pacientes. Eu ouvi tantas coisas boas sobre ele, e todas eram verdade. Ele me ajudou muito.”

Tony é Patrono da Ward 19, a enfermaria de câncer do Heartlands Hospital, e está apoiando a campanha da instituição de caridade para arrecadar 150 mil libras esterlinas para uma extensão dos serviços de câncer no Hospital Solihull.

Esta unidade aumentará a quantidade de pacientes com câncer que podem ser tratados em 170%, reduzindo o tempo de espera e stess, criando uma atmosfera calma e relaxante para os pacientes.

Black Sabbath ao vivo | Foto: Edu Lawless
Banner DreamHost

Últimas notícias

[td_block_social_counter custom_title=”SIGA O ROCKARAMA” header_color=”#b51c2a” facebook=”rockaramarocks” facebook_app_id=”184492152022640″ facebook_security_key=”cbb02711a74c79041165a05436b82199″ facebook_access_token=”184492152022640|MpsLSXM8JDPDVg6vKwy8BjG02AU” twitter=”rockaramarocks” instagram=”rockaramarocks” open_in_new_window=”y”]