SoundCloud: plataforma irá cobrar por serviço

Decisão foi tomada após o risco de extinção do SoundCloud no ano passado

Kerry Trainor, ex-Vimeo, será o novo CEO da SoundCloud | Foto: divulgação
Kerry Trainor, ex-Vimeo e novo CEO da SoundCloud, espera contar com centenas de milhares de artistas no SoundCloud Premier | Foto: Divulgação

A plataforma de distribuição de áudio SoundCloud espera contar com centenas de milhares de artistas no programa SoundCloud Premier nos próximos anos, segundo declaração do CEO Kerry Trainor, conforme noticiou Joan E. Solsman, jornalista da CNET.

A plataforma, que só possuía artistas convidados a participar, foi lançada em 2014, para começar a pagar aos artistas uma porcentagem da receita gerada pelos anúncios que eram publicados juntos ao seu áudio. No lançamento, a empresa disse que seu objetivo final era permitir que qualquer pessoa criativa que quisesse participar, se juntasse a eles. Desde então, Trainor diz que o SoundCloud mudou a estratégia para valorizar a abordagem mais exclusiva. “A força de uma plataforma aberta é uma espada de dois gumes”, declarou de forma informal em uma conferência na Califórnia. “Adoramos o poder democrático disso… Mas, o outro lado da moeda é que precisa ficar atento com relação a pessoas abusando desse sistema.” O antigo líder da Vimeo concluiu dizendo que “quando entra dinheiro na jogada, é gasolina no fogo para pessoas mal intencionadas.”

A capacidade dos artistas ganharem dinheiro através do SoundCloud, muitas vezes chamado de o “YouTube do áudio”, é crucial para o futuro da empresa. Ela tem sido um terreno fértil para um novo tipo de músico, cuja carreira lembra mais a de um empresário de start-up do que a de um artista buscando ser contratado por um selo. A plataforma não divulga quantos participam atualmente do programa, mas Trainor diz que ex- participantes já foram indicados a dez prêmios Grammy e venceram três.

Antes de Kerry entrar em agosto, como parte de uma reformulação que também incluiu uma injeção de dinheiro no serviço que passava por dificuldades, o SoundCloud correu o risco de encerrar suas atividades. O CEO ajustou a estratégia da empresa para focar em criar instrumentos para artistas que carregam seu trabalho diretamente para o serviço, em vez do direcionamento anterior, que transformou o SoundCloud em algo no estilo de uma plataforma de streaming nos moldes do Spotify.

Leia também: https://goo.gl/XPgc3z

Sioux 66 banner

Últimas notícias

[td_block_social_counter custom_title=”SIGA O ROCKARAMA” header_color=”#b51c2a” facebook=”rockaramarocks” facebook_app_id=”184492152022640″ facebook_security_key=”cbb02711a74c79041165a05436b82199″ facebook_access_token=”184492152022640|MpsLSXM8JDPDVg6vKwy8BjG02AU” twitter=”rockaramarocks” instagram=”rockaramarocks” open_in_new_window=”y”]

Leia também

Comentários

comentários