Novo trailer de “Dunkirk” mostra o drama dos soldados e a coragem dos civis

Em “Dunkirk”, temos civis abnegados indo em socorro de soldados acuados, derrotados e com poucas esperanças

“Dunkirk”, novo filme de Christopher Nolan (diretor de “Interestelar”, “Inception” e da trilogia “O Cavaleiro das Trevas”), retrata o drama de 400.000 soldados, majoritariamente britânicos e franceses, completamente cercados e indefesos contra os avassaladores e incessantes ataques nazistas na Batalha de Dunquerque (o nome usado oficialmente em português não foi adotado para o filme no Brasil, mas o citamos aqui para esclarecer), durante a 2ª Guerra Mundial.

Graças à manobra de evacuação que ficou conhecida como “Operação Dínamo”, a carnificina não foi ainda maior. O que chama a atenção durante a operação de resgate, além do volume de pessoas a serem resgatadas em condição de morte iminente, é o fato de que civis, com suas pequenas embarcações particulares, se dispuseram a enfrentar os perigos da guerra em um cenário de esmagadora desvantagem para engajar na missão de salvamento.

Estipula-se que cerca de 100.000 homens tenham sido salvos com participação dessas embarcações não-militares, que se contavam às centenas. A Batalha de Dunquerque é considerada como uma das maiores derrotas dos Aliados na 2ª Guerra Mundial, mas também é um belo exemplo de compaixão, coragem e abnegação.

Nos segundos iniciais e finais do trailer, partes de um dos mais famosos discursos de Sir Winston Churchill, primeiro ministro britânico (1940-1945), possivelmente o mais famoso deles, podem ser claramente ouvidos. No começo: “Nós iremos até o fim… jamais nos renderemos”; e no final: “Lutaremos nas praias, lutaremos em terra… jamais nos renderemos”.

Tratam-se de fragmentos do discurso conhecido como “We Shall Fight on the Beaches” (“Lutaremos nas Praias” – sim, aquele mesmo que abre a música “Aces High”, nos shows do Iron Maiden): “…We shall go on to the end. We shall fight in France, we shall fight on the seas and oceans, we shall fight with growing confidence and growing strength in the air, we shall defend our island, whatever the cost may be. We shall fight on the beaches, we shall fight on the landing grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight in the hills; we shall never surrender…”

“Dunkirk” tem seu lançamento previsto para 27 de julho de 2017 nos cinemas brasileiros.

"Dunkirk" | Foto: divulgação
"Dunkirk" | Foto: divulgação
Banner Burn Artworks

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

34,900FãsCurtir
9,949SeguidoresSeguir
462SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários