HoloLens 2, da Microsoft, terá novo chip de Inteligência Artificial

Na corrida tecnológica pela adaptação da Inteligência Artificial aos recursos de hardware, Microsoft tem HoloLens 2 focando na velocidade e otimização nos dados comunicados com a nuvem

Microsoft HoloLens 2 busca otimização de hardware para a Inteligência Artificial | Foto: divulgação - Microsoft
Microsoft HoloLens 2 busca otimização de hardware para a Inteligência Artificial | Foto: divulgação - Microsoft

A Microsoft anunciou hoje que a próxima geração de seu headset de realidade mista, o HoloLens, incorporará um chip de Inteligência Artificial (AI). Ele será projetado, mas não fabricado, pela empresa com a finalidade de analisar dados visuais diretamente no dispositivo, economizando tempo ao não carregá-lo para a nuvem. O foco no resultado é um desempenho mais rápido para HoloLens 2.

Com uma maior demanda pela Inteligência Artificial em dispositivos móveis, as empresas de tecnologia estão correndo para cada vez mais adaptar seus novos lançamentos para tal finalidade. É muito comum que as atuais versões de hardware disponíveis no mercado apresentem desempenho mais lento e gasto excessivo de bateria para essas funções.

As duas formas atuais para esse tipo de otimização residem na construção de redes neurais especiais e leves que não requerem tanto poder de processamento, como já projetam Facebook e o Google, e na criação de processadores, arquiteturas e software voltados para a Inteligência Artificial. Além de esforços feitos pela ARM e Qualcomm neste último quesito, rumores apontam que a Apple também estaria desenvolvendo o próprio processador IA para o iPhone.

Para esta segunda geração da HoloLens, o processador IA será incorporado em sua “unidade de processamento holográfico”. Isso lida com dados de todos os sensoresdo dispositivo, incluindo a unidade de rastreamento e as câmeras infravermelhas. Ainda não há data de lançamento para o HoloLens 2, mas a previsão é que chegue em alguma época de 2019.

Banner DreamHost

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

34,799FãsCurtir
9,911SeguidoresSeguir
464SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários