Conception, de Roy Khan, está de volta e prepara EP

Após mais de 20 anos sem novos registros, banda retorna com campanha da PledgeMusic para lançamento de single e EP

Conception: Ingar Amlien, Arve Heimdal, Roy Khan e Tore Østby | Foto: divulgação
Conception: Ingar Amlien, Arve Heimdal, Roy Khan e Tore Østby | Foto: divulgação

O Conception, banda norueguesa de hard rock/prog, está de volta mais de duas década após seu último lançamento. Roy Khan (vocal), Tore Østby (guitarra), Ingar Amlien (baixo) e Arve Heimdal (bateria) lançaram uma campanha na PledgeMusic para arrecadar, junto aos fãs, fundos para um novo lançamento.

Desde que lançaram o álbum “Flow”, em 1997, os membros trabalharam em projetos separados, como Roy Khan e sua carreira ao lado da ex-banda Kamelot e Tore Østby tocando com o ARK, DC Cooper, Jørn Lande e Street Legal, mas os fãs nunca desistiram de vê-los juntos novamente. Com rumores e especulações sobre esse retorno acontecendo há algum tempo, agora tudo foi confirmado. E a banda já trabalhava há algum tempo silenciosamente em material novo.

“É ótimo estarmos de volta juntos”, comemora Khan. “O forte vínculo que temos faz uma ótima base para a criatividade. Mal podemos esperar para apresentar nossa nova música, que sentimos mostrar desenvolvimento, mas ainda carregando a assinatura do Concept.”

Østby acrescenta: “Eu só posso concordar com Roy. Acho que tem sido uma experiência surpreendente para todos nós nos encontrarmos musicalmente de novo e descobrirmos onde este trabalho nos levou.”

A decisão do Conception em trabalhar de forma independente foi unânime, para explorar as possibilidades de ter controle total. Eles já formaram uma equipe de profissionais que acreditam nesse retorno. A banda pretende arrecadar dinheiro para lançar um single e EP no segundo semestre desse ano.

A carreira de Roy Khan fora do Kamelot, até o retorno do Conception

Khan, cujo nome real é Roy Sætre Khantatat, lançou recentemente sua primeira música solo chamada ‘For All’. A faixa, escrita pelo vocalista, foi gravada no Stable Studios em Oslo, Noruega, em março de 2018 e apresenta Roy cuidado da voz, piano e teclado, ao lado de Leif Johansen no baixo fretless e Geir Olav Akselsen na guitarra.

Após sua saída do Kamelot, há sete anos, Khan, que é um cristão devoto, se juntou a uma igreja na cidade costeira de Moss, na Noruega. Como empregado da Moss Frikirke, Khan trabalhou com os jovens, principalmente com o coro e os skatistas da aldeia. O vocalista parou de trabalhar na igreja em setembro de 2016, mas ainda está vivendo e trabalhando em Moss.

Khan anunciou sua saída do Kamelot em abril de 2011, depois de tirar vários meses de folga para se recuperar de um “esgotamento”. Ele explicou o motivo na época: “Eu disse aos caras da banda no outono passado (bem depois do meu esgotamento) que estava saindo. Naturalmente, eles ficaram chocados (assim como a gravadora e todo mundo trabalhando com o Kamelot). Além do risco da queda de venda de ingressos, eles queriam me dar tempo para pensar sobre as coisas, e assim eu fiz. Minha decisão se manteve a mesma.”

O substituto de Kahn no Kamelot, Tommy Karevik, foi anunciado oficialmente em junho de 2012. A banda, cuja sede está na Flórida (EUA), gravou três álbuns até agora com o vocalista sueco: “Silverthorn” de 2012, “Haven” de 2015 e “The Shadow Theory”, lançado no começo de abril.

O Conception lançou os álbuns “The Last Sunset” (1991), “Parallel Minds” (1993), “In Your Multitude” (1995) e “Flow” (1997).

Confira ‘For All’, música solo de de Roy Khan:

The Secret Society 300

Últimas notícias

SIGA O ROCKARAMA

33,630FãsCurtir
9,268SeguidoresSeguir
440SeguidoresSeguir

Leia também

Comentários

comentários