Apple: novo iPad anunciado é mais barato que seu antecessor

iPad anunciado pela Apple como sucessor do iPad Air 2 é mais barato e não recebeu o nome de iPad Air 3

Novo iPad: 9.7-inch iPad | Foto: divulgação
Novo iPad: 9.7-inch iPad | Foto: divulgação

O novo iPad criado pela Apple como substituto do iPad Air 2 contrariou um pouco as expectativas. A despeito de ser a geração seguinte da linha, suas características como um todo mais parecem uma atualização não tão boa do primeiro iPad Air segundo as primeiras informações e a própria ficha do produto no site oficial. O resultado é um iPad curiosamente mais barato, com preço inicial de US$ 329,00, ou seja, o objetivo inicial é baratear o equipamento para alavancar as vendas e ganhar no volume final. E ao que tudo indica, estavam tão cientes do impacto que sequer batizaram a novidade como “iPad Air 3”, como seria de se esperar, optando por designá-lo no site como “9.7-inch iPad” (uma referência direta ao tamanho do seu display) ou simplesmente “iPad”.

Trata-se de uma decisão bastante delicada e torna notório que a Apple sentiu no bolso o recente declínio da procura por seus produtos, a ponto de reformular seu posicionamento de uma forma inesperada e pra lá de arriscada em todos os sentidos. Inclusive do ponto de vista do famoso marketing da empresa, uma vez que o anúncio foi feito de maneira extremamente discreta, tímida, diria até mesmo envergonhada: um press release burocrático e uma simples atualização com o produto na loja online, bem diferente da abordagem que costumam adotar quando lançam algo novo.

Quanto ao iPad em si, algumas informações oficiais:

  • Display Retina de 9,7 polegadas (com resolução de 2048 x 1536);
  • Processador A9 (com 64-bit, possivelmente a única real melhoria);
  • Sistema iOS 10;
  • Câmeras de 8MP e 1.2MP (com filmagem HD de 1080p);
  • Armazenamento de 32GB ou 128GB;
  • Tamanho: 240mm x 169.5mm x 7.5mm;
  • Peso: 469g ou 478g (de acordo com a opção de configuração).

Como podemos observar, não apenas a configuração interna foi sacrificada para baixar o valor, mas esse modelo também ficou estruturalmente um pouco mais grosso e pesado em sua finalização.

Seja como for, a Apple não se tornou o que se tornou sem correr riscos. O resultado dessa estratégia só o tempo e as vendas poderão dizer.

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