A voz interior e o lado sombrio

17

André Meister e seu “Pato Paladino” falam sobre a voz interior do artista e os perigos constantes que rondam o Lado Sombrio

Estamos cercados de vozes de todos os tipos nos dizendo o que é certo, como devemos agir, quem é o modelo de pessoa, o que faz um profissional de verdade entre outras coisas.

Muitas vezes, como somos sempre questionados das coisas que pensamos e queremos, acabamos fazendo com que a voz mais importante, talvez a única voz realmente importante, ceda às pressões dos outros e torne-se baixa, até irreconhecível, até que quando menos esperamos, ela deu lugar à voz do medo e da incerteza.

Para mim, este é o verdadeiro Lado Sombrio. É ali, no meio do medo que nos tornamos invejosos, agressivos. É alí que mora o espírito que faz o “esperto”, o “picareta” nascer. Todas as pessoas que conheci que tentaram me pôr para baixo ou me disseram que eu não tinha talento, que meu trabalho era narcisista ou que eu estava jogando dinheiro no lixo, fazendo cursos, eram pessoas que tinham medo de ser superadas. Pessoas que ouviam as vozes do seu Lado Sombrio.

A jornada de cada um é diferente e por mais que procuremos respostas e tentemos achar pessoas experientes para nos guiar, no final, cada decisão parte desta voz pessoal, quer percebamos ou não. E o jeito que você projeta esta voz, é que determina quem você será. É a sua responsabilidade.

Ela assusta no começo. É mais fácil aceitar um medo conhecido do que um sucesso desconhecido. A gente é acometido constantemente por isso – e quanto mais a gente cresce, mais forte fica. Assim como as nossas escolhas ficam mais significantes. Não se engane. A responsabilidade não vai embora, por mais que a gente se esconda. E o medo faz parte da gente. A questão é que aceitá-lo como dominante é uma escolha.

Faça a si mesmo a pergunta: o que é mais forte? O seu medo de tentar ou sua vontade de vencer?

Decida-se sobre quem você quer ser. Pense na pessoa que você quer se tornar e compare as atitudes dela com as suas. Se elas forem diferentes, você já tem um norte. Passe a tomar as decisões dessa pessoa. Ouça sua voz. A luz está lhe esperando. O caminho é difícil, mas o medo não é só uma força sombria. É um guia. Um guia para as coisas importantes da vida.

Últimas notícias

Leia também

Comentários

comentários